Escolha uma Página

Tomar uma xícara de café nesse horário diminui os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, é o que aponta pesquisa desenvolvida na USP (Universidade de São Paulo).

Com uma base de dados de um estudo francês com 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos acompanhadas de 1993 a 2007, aquelas que beberam a xícara de café tiveram risco 34% menor de desenvolver a doença. Apesar do estudo ter sido feito só com mulheres, o resultado deve ser o mesmo para os homens, já que outros estudos foram feitos com os dois sexos.

Veja bem, o consumo de café já foi atribuído à proteção contra este tipo de diabetes, o que se vê neste estudo é a curiosa relação com o horário do almoço. Cafeinados ou não, com ou sem açúcar, o resultado é o mesmo.

Aqui vai uma possível explicação para os efeitos gerados nesse horário: pessoas com grande estoque de ferro têm maiores riscos de desenvolver diabetes. Ao tomar café, a absorção de ferro é menor e se for o almoço a refeição responsável pelo acúmulo de ferro no organismo, então se explica o equilíbrio gerado pela bebida.

Outros estudos

As substâncias presentes na bebida melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, hormônio que facilita a entrada de glicose nas células do corpo. Também evita a oxidação das células beta, responsáveis pela produção desse hormônio.

Recomenda-se beber pelo menos duas xícaras de café para obter os benefícios.

Related Post