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“1º Experiências Cafeinadas – Da Planta ao Bule” acontecerá na Pousada Cafezal em Flor

“1º Experiências Cafeinadas – Da Planta ao Bule” acontecerá na Pousada Cafezal em Flor

Que tal passar um dia incrível num Sítio que produz cafés especiais na Região do Circuito das Águas Paulistas, para conhecer um pouco sobre essa cadeia produtiva? E se quiser, pode até se hospedar lá.

Provavelmente você já conheça a Cafe.i.n.ação, projeto do Edenilso Gavlak, que produz conteúdo voltado ao mundo dos Cafés, Viagens & Lifestyle.

A novidade agora é que juntamente com Mateus Bichara, do Cafezal em Flor – Turismo e Cafés Especiais organizaram a “Experiências Cafeinadas – Da Planta ao Bule”, evento que vai acontecer no sítio que fica no Circuito das Águas Paulistas, no dia 04 de maio.

Uma ótima oportunidade para vivenciar de perto como é feita a produção de cafés especiais.

Confira os temas que serão abordados:

  • Breve História sobre a origem do Café
  • Visita a Lavoura
  • Colheita e pós colheita
  • Visita ao Terreiro de secagem
  • Pausa para o Almoço (não incluso)
  • Cafés Especiais X Cafés Tradicionais
  • Workshop de Cafés Coados
  • Acompanhar uma torra artesanal de cafés

A duração das atividades é de aproximadamente 6 horas.

Aos que forem se hospedar na Pousada Cafezal em Flor, poderão visitar a Tradicional Quermesse de Santa Cruz, no Bairro do Falcão.

Experiências Cafeinadas – Da Planta ao Bule

Local: Cafezal em Flor – Turismo e Cafés Especiais – Estrada Monte Alegre do Sul, Km 6 – Falcão, Monte Alegre do Sul 

Data: 04 de maio

Início das atividades: 10 da manhã

Informações e Reservas: (19) 99886-8585 ou no email pousada@cafezalemflor.com.br

Vagas limitadas!

ROTEIRO DAS ATIVIDADES NO DIA 04/05

MANHÃ : Visita Guiada, Colheita e Terreiros
TARDE : Workshop de Métodos Coados, Coffee Talk e Torra de Café
NOITE : Quermesse de Santa Cruz – Bairro do Falcão


VALORES

Apenas participar das atividades “Experiências Cafeinadas – Da Planta ao Bule” (sem hospedagem)
Valor por pessoa: R$ 135,00

Visita Guiada, Colheita e Terreiros, Workshop de Métodos Coados, Coffee Talk e Torra de Café.

Não inclui almoço. Mas faremos uma pausa para ir num restaurante parceiro a Pousada Cafezal em Flor.

PARA HOSPEDAGEM:

Valores referente a duas diárias com café da manhã e atividades da “Experiências Cafeinadas” inclusas.

CHALÉ BOURBON FAMÍLIA

Chalé com quarto para casal e sala com triliche, equipados com TV LCD
Digital (VIA SATÉLITE pacote família HBO Max), frigobar, salamandra
(aquecimento à lenha), rede no deck. Capacidade para até 5 pessoas.
Tem um triliche, portanto uma das camas é suspensa e uma delas é uma
caminha baixa.

Casal: R$ 829,00
Extra no mesmo chalé: R$ 255,00
Crianças até 4 anos: cortesia

CHALÉ BOURBON

Chalés especialmente decorados para casais, equipados com uma cama
queen size, com TV LCD Digital (VIA SATÉLITE pacote família HBO Max),,
frigobar, salamandra (aquecimento à lenha), rede no deck.

Casal: R$ 829,00

CHALÉ OBATÃ

Chalés equipados com TV LCD Digital (VIA SATÉLITE pacote new sky
light), frigobar, salamandra, rede no deck. Comporta casal mais uma
pessoa ou casal mais 2 pessoas, sendo umas das camas suspensa.

Casal: R$ 774,00
Extra no mesmo chalé: R$ 255,00
Crianças até 4 anos: cortesia

CHALÉ TUPI

Chalés com TV LCD com transmissão de antena parabólica. Porém não possui nem frigobar e nem salamandra.
Os chalés comportam casal, casal mais uma pessoa ou casal e duas pessoas.

Casal: R$ 679,00
Extra no mesmo chalé: R$ 238,00

Para apenas uma diária: 70% do valor em qualquer das opções

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA HOSPEDAGEM:

Horário do início e do término da diária: meio-dia ao meio-dia
● Reservas: 50% em depósito bancário e o restante no check-in com
dinheiro, cheque ou cartão até duas vezes.
● Para depósito integral na reserva damos 5% de desconto
● Bebidas e outras refeições serão cobradas à parte.
● Localização: estamos entre Monte Alegre e Pinhalzinho em estrada toda
asfaltada, a 7 km do centro de Monte Alegre do Sul.
● Aceitamos seu animal de estimação. Cobramos taxa única de 80 reais.
Consultar lotação.

Veja também:

Coffee Bike Tour, um roteiro de degustação de cafés especiais

Coffee Bike Tour, um roteiro de degustação de cafés especiais

Sabe aquele cheiro gostoso de café? Então imagine o cheiro e o sabor de um café fresco feito com cuidados especiais em cada etapa, desde a  fazenda até o seu preparo pelo barista na cafeteria… Sentiu?

 

Este roteiro é inédito no Brasil e, até onde procuramos, não encontramos no mundo um Bike Tour de degustação de Cafés Especiais.

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior país consumidor? Se não sabia, então aproveite o Coffee Bike Tour,  realizado pela Kuritbike, para aprender muito mais sobre a bebida mais popular do Brasil.

O Coffee Bike Tour destaca e valoriza a rica cultura de cafés especiais existente em Curitiba. Neste roteiro os participantes conhecem algumas  das mais aconchegantes e importantes cafeterias  de Curitiba e principalmente degustam o melhor do café brasileiro, preparado por baristas premiados no Brasil e no exterior.

Em cada uma das paradas é feita uma degustação comentada, proporcionando aos coffee lovers o contato com pelo menos 4 tipos diferentes de cafés especiais.

Mas não é só nos tipos de cafés que se apresenta a diversidade deste saboroso universo dos cafés especiais, durante o Coffee Bike Tour os coffee lovers vão se surpreender com os diferentes processos de preparação do café oferecidos pelas cafeterias de Curitiba, como o tradicional espresso, o french press, aeropress e o coado diferenciado usando a Hario V-60.

Assim como um bom café fresco, não dá pra esperar.. a melhor hora pra fazer este roteiro é agora, porque o café é um bom parceiro pra todas as horas e as cafeterias de Curitiba nos oferecem o que há de melhor em cafés especiais!

Coffee Bike Tour

Cafeterias de cafés especiais visitadas

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Como Funciona

Saídas de segunda a sábado  (Mediante agendamento prévio) de Segunda a Sexta às 09:00 e 14:00, Sábados 09:00 e 15:00

Reservas – queropedalar@kuritbike.com

Informe o nome do roteiro e a data em que deseja faze-lo no título do e-mail

Ponto inicial e final: Rua Coronel Agostinho Macedo, 53 – Bairro Centro Cívico

Duração – 4 a 5 horas

Grau de dificuldade – Fácil

Valor – R$ 125 por pessoa (mínimo duas pessoas)

Valor para grupo – R$ 105 por pessoa (a partir de 4 pessoas)

Incluso

  • degustação de cafés especiais nas cafeterias visitadas
  • 500 ml de água por cliente
  • bicicleta modelo urbano
  • capacete
  • seguro
  • acopanhamento do condutor
  • assistência mecânica durante o passeio

 

Venda de cafés pela internet atrai consumidores que buscam alta qualidade

Venda de cafés pela internet atrai consumidores que buscam alta qualidade

Comprar cafés de qualidade pela internet ficou mais fácil com a plataforma digital MADE IN FARM, que comemora 1 ano de atividade.

O café é uma bebida versátil capaz de acompanhar a rotina do brasileiro do café da manhã ao jantar. Os apaixonados pelo cafezinho podem experimentar bebidas com variados aromas e sabores, com características marcantes de diferentes regiões do Brasil (saiba como comprar cafés de alta qualidade no link aqui). Além disso, a diversidade da matéria-prima se multiplica com a adoção de diferentes modos de preparo e ainda mais se combinada com variados ingredientes como leite, canela, chocolate e chantilly.

Na cafeteria paulista Caffè Latte, os frequentadores encontram até mesmo exóticos drinks gelados, como a água tônica com café e a caipirinha de café. Para surpreender e satisfazer clientes de paladares exigentes, a cafeteria busca inovar e mantém há cerca de um ano a campanha “café convidado”, que apresenta um café diferente a cada semana, oferecido nos métodos de preparo coado (filtrado) e french press (prensa francesa).

De acordo com Vitor Sapolnik, sócio-proprietário da Caffè Latte, atualmente os brasileiros estão valorizando mais a bebida. “Temos o cliente tradicional que gosta do espresso de sempre, por isso temos um blend próprio de café. Mas hoje em dia temos cada vez mais aquele tipo de cliente que quer experimentar diferentes grãos e modos de preparo”, diz o empresário. “O objetivo dessa ação é trazer mais opções de café, para atender a demanda dos consumidores.”

A empresa atua há 14 anos no mercado e possui quatro unidades na capital paulista, sendo duas cafeterias de rua e duas lojas localizadas em espaços empresariais. De acordo com Vitor Sapolnik, a empresa está sempre buscando novos fornecedores de café para enriquecer o cardápio e, há dois meses, adotou a compra online pelo site Made In Farm, uma plataforma digital que permite adquirir cafés especiais e gourmet diretamente de cafeicultores e cooperativas . “O Made In Farm facilita a operação, está funcionando muito bem para nós”, diz o sócio-proprietário da Caffè Latte.

Vitor Sapolnik escolhe quatro opções de cafés para a programação mensal e adquire cerca de 20 quilos de grãos de café torrado pelo Made In Farm, que são moídos na cafeteria pouco antes do consumo. “Procuro algo com um apelo de marca que diferencie o café. Gosto de cafés de diferentes regiões e novas variedades me atraem”, afirma Sapolnik. “A parte sensorial é muito importante. Observamos a acidez e notas sensoriais, buscamos cafés com boas características de qualidade e sabor. Mas também valorizamos muito a história por traz do café, contamos essa história no nosso Instagram e na lousa da cafeteria.”

ANIVERSÁRIO DO MADE IN FARM

O Made In Farm, uma plataforma digital idealizada para unir produtores de café, cooperativas e consumidores, comemora em setembro de 2018 o aniversário de um ano. Nesse período de atividade, a plataforma contabilizou 1.200 pedidos realizados, viabilizando a comercialização de 9.000 cápsulas de café, mais de 800 pacotes de grãos e mais de 600 pacotes de café torrado e moído. A plataforma faz parte da Rede AgroServices, uma iniciativa da Bayer.

De acordo com Cristiane Lourenço, Gerente de Food Chain Relations da Bayer, qualquer consumidor pode adquirir café na plataforma, que atende via e-commerce para todo o Brasil. O site conta atualmente com mais de 20 fornecedores, entre cafeicultores e cooperativas, e já foi capaz de realizar entregas de café em 73% do território brasileiro. “Além de conseguir comprar um café diferenciado vindo direto da fazenda ou cooperativa, o consumidor tem o benefício de conhecer a história do produto”, afirma a gerente.

Durante o mês de aniversário, todos os clientes podem adquirir qualquer produto oferecido no site com 10% de desconto. Para aproveitar a promoção, basta adquirir o café até o dia 31 de outubro e utilizar o cupom de aniversário, adicionando o código NIVERMADEINFARM no momento da transação.

BENEFÍCIOS DA PLATAFORMA

comprar café online

A iniciativa beneficia consumidores e vendedores, promove a rastreabilidade dos produtos e a sustentabilidade na cadeia do café. “O consumidor consegue saber o produto que está comprando e quem está produzindo, temos muita transparência no processo. Essa transparência estimula que os produtores façam uma produção responsável”, afirma Cristiane Lourenço.

Para o cafeicultor, ter uma marca conhecida no mercado é uma vantagem competitiva que valoriza a produção na fazenda e gera um aumento de renda. “Os produtores com marca própria estão puxando uma nova tendência e eles buscam utilizar novas plataformas. Esse é um mercado crescente, eles podem vender diretamente para consumidores finais e cafeterias”, conta a gerente.

Enquanto os compradores exploram o consumo de novos cafés, inúmeros cafeicultores estão se beneficiando da plataforma Made In Farm para alavancar os negócios da fazenda. Um exemplo disso é a inspiradora história do cafeicultor mineiro Odeir Shott, que há cerca de seis meses comercializa o café torrado de marca própria na plataforma. “O Made in Farm está sendo um grande parceiro para mim, estou vendendo todo mês”, conta o cafeicultor. “A ideia é muito boa, espero que a plataforma cresça.”

Entre as vantagens da plataforma, o cafeicultor cita a transparência na divulgação e negociação dos produtos. “O anúncio pode ser bem completo, podemos colocar até curiosidades, todas as características do café, altitude e pontuação de qualidade para a bebida”, diz o produtor.

À medida que as vendas de café prosperam, o produtor se sente confortável para explorar ainda mais as possibilidades do comércio eletrônico. A experiência de Odeir Schott têm sido tão positiva que ele também já está vendendo café verde pelo Made In Farm, com a primeira transação finalizada com sucesso em agosto. “A plataforma é interessante porque tanto o vendedor quanto o comprador podem anunciar e isso ajuda muito na venda. Eu posso divulgar lotes disponíveis e, quando vemos uma demanda no site, é muito fácil avaliar o que o comprador quer e entregar o café.”

SUPORTE TOTAL AO PRODUTOR

produtores de cafés especiais

De acordo com Cristiane Lourenço, o Made In Farm oferece total suporte para a negociação e o diferencial é que o cafeicultor continua determinando o preço do seu café. “O produtor não tem só a plataforma digital para exibir o produto, ele tem uma estrutura que apoia o processo. O Made In Farm conta com uma equipe de atendimento de SAC próprio. Também temos a estrutura de promotores, que fazem captação de clientes e cuidam do processo de comercialização”, explica Cristiane.

Além da oferta de cafés especiais e gourmet torrados e moídos, a plataforma também está promovendo a negociação de café verde. Produtores interessados na iniciativa que desejam se cadastrar devem enviar um e-mail para sac@madeinfarm.com.br informando dados de contato e CPF/CNPJ ou telefonar para o número (11) 3627-1947.

O Made In Farm está se consolidando como um importante canal de conexão do campo e a cidade e deve surpreender os consumidores com novidades. De acordo com Cristiane, já discute-se a expansão para outros cultivos. “A ideia é que o Made In Farm se torne uma plataforma de produtos especiais vindos diretamente da fazenda. No futuro podemos ter vinhos, sucos de uva, geleias e outros produtos que o consumidor possa comprar diretamente do produtor e das cooperativas”, afirma a gerente.

Quer conhecer cafés de alta qualidade e ainda fazer uma imersão no campo, conhecendo as histórias da fazenda e detalhes de produção? Confira as ofertas do Made In Farm no link aqui.

Aplicativo oferece café em dobro nas melhores cafeterias de São Paulo

Aplicativo oferece café em dobro nas melhores cafeterias de São Paulo

A proposta do Roteiro Experiências Cafeinadas SP é fomentar o consumo de cafés especiais e divulgar as cafeterias especializadas.

Foi lançado recentemente via o aplicativo do Guia Doop, a 2ª edição do Roteiro Experiências Cafeinadas SP, que conta com algumas novidades. O sistema de beneficio é o seguinte: Pedindo um Café, o segundo de igual ou menor valor é grátis.

Dessa vez o roteiro conta com 15 cafeterias participantes. Este roteiro pode ser adquirida com o valor de R$ 14,90 pelo aplicativo do Guia Doop, que está disponível para download nas plataformas Android e iOS.

Por trás de todos roteiros do Guia Doop, há um expert no tema. Para o Experiências Cafeinadas SP, o curador convidado foi o curitibano residente em São Paulo, Edenilso Gavlak, idealizador do projeto Cafe.i.n.ação, onde compartilha dicas que envolve o mundo dos cafés especiais, mas também viagens e gastronomia.

Como Funciona

Ao baixar o aplicativo e adquirir o Roteiro Experiências Cafeinadas SP, o dooper (usuário do Guia Doop) tem a opção de resgatar um voucher para cada uma das treze cafeterias do roteiro, ou seja, ganha 15 benefícios diferentes, um em cada cafeteria que visitar.

Cada voucher oferece uma vantagem do tipo compre 1, leve 2 para cafés especiais do cardápio da cafeteria parceira – a economia pode ultrapassar R$ 400,00, dependendo do valor do café adquirido. É uma forma inteligente e divertida de conhecer lugares novos e economizar!

O consumidor pode resgatar seu voucher na hora de usar, pelo aplicativo, e apresentar a tela do celular ao atendente. Aí, é só curtir a bebida em dobro.

Confira quem são as Cafeterias participantes:

  • Black and Load Cafés Especiais

  • Clemente Café

  • Coa Café

  • Cupping Café

  • Diário Café

  • Fora da Lei Café

  • Freak Café

  • HM Food

  • King of the Fork

  • Kofi & Co

  • Nano Cafés Especiais

  • Rua Coffee Roasters

  • Soul Café

  • Supernova Coffee

  • Um Coffee Co.

Acesse AQUI para adquirir o Guia Doop

 

Made in Farm, ferramenta para vendas diretas de produtores de café do Brasil

Made in Farm, ferramenta para vendas diretas de produtores de café do Brasil

SÃO PAULO (Reuters) – A unidade brasileira da companhia alemã Bayer lançou a plataforma Made in Farm,  um ambiente de negócios online para ajudar produtores brasileiros de café a venderem seus grãos diretamente para varejistas e companhias de serviços alimentícios.

O site, chamado de Made in Farm, ajudará vendedores e compradores a “se encontrarem”, negociarem e fecharem negócios online, mostrando ofertas de produtores que são encorajados a adicionar informações sobre a produção, como locais, tratamentos pós-colheita e variedades de café, entre outras.

A Bayer disse em nota que a ferramenta pode ajudar produtores — alguns deles consumidores de seus agroquímicos— a acessar novas oportunidades de mercado e impulsionar os lucros, tirando de cena os intermediários.

“Está completamente alinhado com o conceito de economia compartilhada, onde produtores das principais regiões produtoras de café do país terão um novo canal para oferecer seus produtos diretamente aos grandes centros urbanos”, disse Cristiane Lourenço, gerente de Desenvolvimento Sustentável e Parcerias na Cadeia de Valor da Bayer.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café, e o segundo maior consumidor atrás dos Estados Unidos. A indústria de café do Brasil tem passado por mudanças, com novas marcas premium chegando a supermercados e cafeterias oferecendo lotes especiais de café, uma vez que consumidores estão ficando mais atentos à qualidade.

Saiba mais:

The Coffee Match, um aplicativo para networking em Cafeterias

The Coffee Match, um aplicativo para networking em Cafeterias

“Vamos tomar um café?” A The Coffee Match funciona como um Tinder para networking, o que traz big data e marketing a cafeterias.

Uma frase é comum ao marcar reuniões: “vamos tomar um café?”. A frase é comum mesmo quando o local do encontro não é, realmente, uma cafeteria e se tornou um clássico no Brasil, Estados Unidos e em outros países do mundo.

Como um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, temos uma longa relação com essa clássica bebida. Nos Estados Unidos, também. Isso porque, no país, cafeterias tornaram-se mais do que um local para tomar bebidas ou fazer uma refeição rápida, mas um local de estudo e até de trabalho.

A Starbucks é um exemplo, pois a cafeteria oferece wifi gratuito aos clientes e frequentemente muitos são vistos digitando em seus computadores ou estudando em livros. Foi com base nessa percepção que o empreendedor Nicolas Romano criou a startup The Coffee Match.

Romano é advogado, mas hoje, identifica-se como empreendedor. Após prestar a prova da OAB, o Romano foi para os Estados Unidos em 2012 e teve um insight. “Eu queria empreender, mudar o mundo”. No país, ele conheceu o conceito de startup, apresentado pelo amigo Fernando Epelman – co-founder da The Coffee Match, e buscou novas ideias para empreender.

“Quando você tem um projeto inicial, é muito difícil encontrar co-fundadores, equipe e investidores para o seu negócio”, comentou Romano. “Então eu pensei: por que não conectar pessoas em busca de projetos ou pessoas que já tem as suas ideias e querem tirá-las do papel? A forma seria lúdica e agradável, através de cafeterias como Starbucks, que proporcionam Wifi e um local seguro, voltado para isso”. Então, a The Coffee Match foi criada, funcionando como um Tinder para novos negócios.

A The Coffee Match é um aplicativo no qual cada usuário faz seu perfil, colocando sua formação, interesses e localização. O aplicativo então mostra pessoas com interesses semelhantes e elas dão “match”. Essas pessoas então combinam o encontro em uma cafeteria parceira e ganham um café expresso (afinal, você lembra da expressão “Vamos tomar um café?”).

Para os usuários, é uma forma de conhecer pessoas com os mesmos interesses, realizando um networking. “Eu descobri que 85% dos novos negócios são construídos por networking”, afirmou o CEO da The Coffee Match.

Modelo de negócios

aplicativo de networking em cafeterias

Já para as cafeterias parceiras, oferecer cafés é um estímulo para que os clientes frequentem mais seus estabelecimentos – e geralmente, as reuniões não ficam apenas em um café, e os clientes consomem outros produtos. “Nós aumentamos o ticket médio das cafeterias em até 40% e levamos cerca de 800 pessoas semanalmente”, comenta Romano.

E o aplicativo ainda se conecta ao PDV das cafeterias, fornecendo big data às empresas. Isso porque as empresas possuem informações do consumo dos clientes, mas não sabem quem são eles, seus costumes, faixa etária, entre outros. A união dos dados de perfil dos clientes da The Coffee Match ao relatório de consumo traz informações valiosas às empresas.

“Estamos colocando as cafeterias literalmente no mundo digital, construindo sistema de pagamentos, criando um programa de fidelidade, fornecendo big data e principalmente fazendo um marketing digital”, afirma Nicolas Romano.

E, atualmente, o modelo de negócios da The Coffee Match é que as empresas pagam valores determinados pelo big data fornecido. Isso porque a The Coffee Match percebe quando os usuários passam um longo tempo sem frequentar as cafeterias parceiras e também pode oferecer descontos, incentivando novas visitas. Atualmente, as parceiras da The Coffee Match são a Suplicy e Octávio Café, mas a empresa está trabalhando na expansão das relações com as cafeterias e até mesmo com hotéis e restaurantes.

Mas a startup possui um plano para outros produtos à longo prazo. Isso porque a The Coffee Match está começando a realizar eventos de networking, organizados pela relações públicas Fernanda Barbosa. “A ideia é ser a maior plataforma de conexão de cafés do mundo sem sequer produzir café”, comentou o CEO.

E, para isso, a startup está desenvolvendo até mesmo um programa de fidelidade. Quanto mais um usuário conhece e toma café em cafeterias parceiras, vai acumulando pontos que poderão ser trocados em serviços ou até mesmo na entrada de eventos.

Trajetória

A The Coffee Match possui o site e aplicativo em inglês porque foi lançada inicialmente nos Estados Unidos. No país, os encontros eram organizados no Starbucks. Atualmente, a startup está atuando no Brasil.

O aplicativo foi lançado no ano passado, no dia 14 de abril, Dia Mundial do Café. Atualmente, está disponível para iOS, mas o aplicativo para Android deverá ser relevado em dois meses.

Investimentos

Para criar a startup, os fundadores – Nicolas Romano e Fernando Epelman – levantaram capital próprio e contaram com o apoio de investidores-anjo, somando R$ 480 mil em capital. A startup está captando R$ 1 milhão para gerar mais tração, aumentar a equipe e investir em marketing.