Escolha uma Página

Vamos falar de Brasília? Mas deixemos a política, escândalos, CPI’s e os famosos “cafezinhos” de lado.

Brasília merece destaque por uma cena interessante no segmento de Cafés Especiais. De um simples espresso depois do almoço a incrementados cappuccinos ou um filtrado para uma tarde entre amigos, as cafeterias entraram de vez no roteiro habitual dos brasilienses.

Não importa se você mora na capital federal ou está só de passagem, selecionamos alguns estabelecimentos que vão te conquistar pela qualidade do café e pelo atendimento.

Belini Café – The Coffee Experience

À frente da padaria Belini desde 2001, o empresário Gilberto Manso foi um dos pioneiros no país a torrar o café na própria loja. Em Brasília, sua equipe de baristas é uma das melhores. No início de dezembro, Manso levou sua paixão pelo grão a um nível superior com a abertura deste endereço do outro lado da rua de seu negócio original. O extenso subtítulo da casa faz sentido. Afinal, o menu traz doze experiências divididas por equilíbrio de sabor, região de produção e princípios de extração. Nesse último critério, surge uma ótima pedida composta de dois cafés coados pelo sistema Clever (controle de fluxo de infusão). O primeiro é servido com um minuto de contato com a água. O segundo, após dois minutos e meio ). Afora as degustações, há uma variedade de mais de trinta preparos, entre os quais o método syphon, elaborado em recipiente esférico de vidro submetido a fogo e pressão

Endereço: CLS 114 – Bloco B – Loja 07 – Telefone: (61) 3345.3000

Café Clandestino

A post shared by Clandestino (@cafeclandestino) on

Inspirado nas modernas cafeterias dinamarquesas, o Clandestino aumenta as opções de lugares para saborear cafés de alto padrão em Brasília. Aqui, o cliente pode folhear livros e acomodar-se no simpático ambiente de tons preto e branco com toques azul-vintage. Sob consultoria da barista Isabela Raposeiras (Coffee Lab, SP), as sócias Liana David e Carolina Gomide montaram um menu enxuto de lanches que harmonizam bem com a bebida. Os grãos variam de acordo com a disponibilidade dos microlotes, a exemplo do complexo catuaí 81.

Sempre com uma trilha sonora especial, e wi-fi disponível para quem precisa de um lugar fresco, tranquilo e agradável para trabalhar ou passar o tempo.

Endereço: 413 Norte, bloco D, loja 23 – Fone: (61) 3340-4919

Ernesto Cafés Especiais

Um dos nossos preferidos: café coado na Hario V60! #cardapiodoernesto

A post shared by Ernesto Cafés Especiais (@ernestocafesespeciais) on

O nome Ernesto é uma homenagem ao dono da mercearia onde Juliana Pedro, historiadora e proprietária, comprava grãos moídos na infância. O espresso é da cafeteira italiana La Marzocco , assim como o cappuccino italiano. Para quem tem saudade daquele cafezinho coado, há três opções de café filtrado, uma delas passa pelo coador de cerâmica japonês chamado Hario, que proporciona uma bebida mais ácida e doce.

Endereço: 115 Sul, bloco C, loja 14 – Fone: (61) 3345-4182

Grenat Cafés Especiais

https://instagram.com/p/oBzwLdijlj/?taken-by=grenatcafes

O Grenat ganhou prestígio pelo seu estilo gourmet. Inaugurado em 2008 pela barista paulistana Luciana Sturba, o café conta com nove tipos de grãos produzidos em fazendas do interior de Minas Gerais e de São Paulo, além de apresentar uma ótima diversidade de métodos de preparo e receitas de café.

A barista e mestre de torra Luciana Sturba acentua o protagonismo dos grãos selecionados e torrados no próprio local. Um bom exemplo surge com o chemex, coado e livre de resíduos. De seu cardápio, constam 26 versões, que podem ser harmonizadas com quitutes.

Endereço: SHIN CA 04 bloco A quiosque 18 | Shopping Iguatemi, piso superior, quiosque 18

Laika Cafés Especiais

La Macchina! #laika #lagosul #laikacafe #gilbertosalomao #bsb #brasilia #brasiliamerece #

A post shared by Laika Cafe (@laikacafe) on

Sonho antigo do casal de chefs Syomara Barchini e Pablo André Alejandro, o Laika Cafés Especiais traz, em sua essência, referências a cafeterias da França, Inglaterra e Argnetina, de onde Pablo veio há oito anos para coordenar o curso de gastronomia do Iesb.

O nome, que faz menção à cadela Laika, lançada ao espaço na nave russa Sputnik 2, foi escolhido por “fugir do óbvio”, segundo Syomara. Na casa, há diversas opções de sanduíches, que, segundo a chef, podem, “com tranquilidade, substituir uma refeição tradicional”.

Endereço: Gilberto Salomão, Stand 18, Lago Sul – Telefone (61) 3201-5500

Los Baristas

#losbaristas #drinkgoodcoffee #cafeteria #coffeeshop #specialtycoffee #coffeeporn #coffeeaddict #coffeetime

A post shared by Los Baristas . Casa de Cafés (@losbaristas) on

A loja é focada em degustação de cafés especiais. Os proprietários Vitor Ávila e Heloísa Checheliski têm relações com diversos produtores locais de alguns dos estados que produzem cafés de boa procedência em território nacional, como Minas Gerais, Paraná e Bahia. Por isso, a casa deve oferecer grãos variados na maioria das vezes que o consumidor aparecer por lá.

Endereço: SCLN 404 Bloco C Loja 38 – Telefone: (61) 3033-6183

Objeto Encontrado

Nosso cappuccino! #oe102n #objetoencontrado

A post shared by Objeto Encontrado (@objetoencontrado) on

Que tal tomar um café enquanto lê um livro, aprecia uma obra de arte ou ouve uma boa música? Pois é essa a proposta do Objeto Encontrado: mostrar que café tem tudo a ver com irreverência. E a qualidade da bebida responde à altura o serviço diferenciado. “A principal vantagem é oferecer as bebidas nos padrões de qualidade”, garante a proprietária, Bebel Amor. O expresso, o ristretto e o duplo são os mais pedidos. Mas Bebel diz que o preferido da clientela é o cappuccino. “Claro que sem chocolate e nunca muito quente. O leite é devidamente vaporizado e fica docinho e lindo”.

Endereço: CLN 102, Bloco B, S/N – Loja 56 – Asa Norte – Telefone: (61) 3081-8383

 

Related Post