Escolha uma Página

Não importa a hora do dia, preparar um café em casa é um ritual cativante. Para deixar este momento ainda mais gostoso, é importante prestar atenção a alguns detalhes fundamentais, como a moagem do grão.

O ideal é sempre moer o café na hora de preparar a bebida. O objetivo da moagem do café é multiplicar a superfície de contato do grão com a água, mas um vilão que também reage com o café em todos os momentos após a torra, é o Oxigênio. A oxidação do café causa uma depreciação no sabor por conta da volatilidade dos compostos aromáticos que dão gosto ao café, ou seja, depois de certo tempo em contato com o ar, todos os cafés ficam com um sabor genérico e sem graça.

moedores de café

Cada método de preparo requer um tipo de moagem personalizada, proporcional ao tempo de contato do café com a água durante a extração. Uma moagem inadequada pode resultar em uma bebida aguada ou muito amarga. Por exemplo, métodos mais lentos como a Prensa Francesa ou o Cold Brew, precisam de uma moagem mais grossa, pois o café fica mais tempo em contato com a água. Já preparos rápidos como Espresso e Aeropress têm uma extração otimizada com uma moagem mais fina, já que a água passa muito rápido pelo pó e com isso precisa uma superfície menor para conseguir extrair o sabor do café em menos tempo.

A moagem ideal para cada método depende do gosto pessoal de cada um, mas a próxima vez que for moer seu café, leve esses fatores em consideração.

Related Post