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Para muitos, a realização de um sonho, para outros uma boa oportunidade de empreender. Assim como qualquer outro negócio, montar uma cafeteria  exige planejamento e dedicação do empreendedor.

Abrir uma cafeteria é é o sonho de muitas pessoas, como uma oportunidade de mudança de vida, deixando assim de trabalhar para alguém e montar um negócio lucrativo, ou simplesmente por adorar o Café. Mas se engana quem pensa que entrar no ramo é simples. Apesar do grande potencial que ela tem, não é todo mundo que consegue ter bons resultados.

Isso acontece, principalmente, porque as pessoas não se preocupam com detalhes que são importantes e fazem toda a diferença. É preciso se preparar bem para montar uma cafeteria que realmente vá dar lucro.

Para ter sucesso, uma cafeteria exige uma grande dose de dedicação do proprietário. Fazer um bom planejamento, contratar  profissionais qualificados, investir nos equipamentos e produtos adequados – tudo isso exige muito preparo.

 

1. CONHEÇA SEU PRODUTO

O primeiro passo para quem pensa em entrar no ramo é entender sobre o produto que vai estar na porta, ou seja, entender de Café. Isso é importante para poder contratar os funcionários certos, escolher os equipamentos e produtos adequados e supervisionar a qualidade dos produtos e serviço na sua cafeteria.

Para isso, é interessante que você e, na medida do possível, seus futuros funcionários, realizem um curso de barista. Por meio dessa capacitação, será possível compreender quais os passos para a preparação de um bom café, os ingredientes adequados, o que pode ou não ser combinado, as oportunidades de criação de novas bebidas e outros.

Capacitar os funcionários periodicamente, também após a abertura do negócio, é igualmente importante, para que todos fiquem por dentro das novidades e tendências do mercado.

 

2. ELABORE UM PLANO DE NEGÓCIO

Não basta ter conhecimento sobre café (mas saiba que é muito importante saber sobre o seu principal produto). Para abrir um negócio, é preciso conhecer tanto o seu produto, como entender o mercado e ter conceitos básicos de gestão.

Antes de começar um negócio, monte um plano. Liste todas as informações possíveis sobre o seu projeto, incluindo sua estratégia, produtos que serão vendidos, custos fixos e variáveis, análise de mercado e concorrência, público alvo,  investimento necessário para abrir o negócio – incluindo ponto, reformas, decoração, equipamentos, capital de giro, funcionários, etc.

O objetivo principal é identificar se há de fato uma oportunidade para lucrar com o negócio e evitar surpresas desagraveis na hora de colocar a mão na massa.

Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será resolver os problemas que aparecerem durante o caminho.

 

3. ENCONTRE O PONTO IDEAL

Escolher um bom ponto é absolutamente fundamental para o sucesso da empreitada. Procure visitar o local em diferentes dias e horários. Se possível, faça uma contagem de quantas pessoas passam por hora em frente do local.

Este será o fator mais importante de seu sucesso ao montar o negócio ou a falta dele. Você pode ter o melhor café do mundo, mas se os clientes potenciais não podem encontrá-lo, ou o seu acesso não é fácil ou conveniente, suas chances de sucesso ao montar uma cafeteria serão muito reduzidas.

O ideal e que este tipo de empreendimento, cafeteria, esteja localizado em local de grande movimento.

Os locais com a melhor probabilidade de sucesso para montar uma cafeteria são:

  • Próximo à universidades;
  • Grandes centros comerciais;
  • Prédios de escritórios;
  • Próximo a residenciais com boa concentração de pessoas por metro quadrado; avenidas movimentadas;
  • Áreas de tráfego pesado de turistas;

Não se esqueça de verificar na prefeitura se é permitido montar uma cafeteria no local pretendido.

Outra coisa que você precisa analisar é a proximidade com concorrentes. É claro que se não tiver concorrência melhor, mas se o local for muito bom a concorrência não deve impedir você.

Veja também:

Aplicativo oferece café em dobro nas melhores cafeterias de São Paulo

 

4. ESCOLHA O LAYOUT DA CAFETERIA

Uma boa forma para este de exercício que irá lhe ajudar neste decisão, é respondendo as seguintes perguntas:

  • Como você imagina a sua cafeteria?
  • Será de qual tamanho?
  • Terá atendimento em mesa ou somente no balção?
  • Por que o seu cliente deve escolher a sua cafeteria e não outra?

Fazer com que o cliente se sinta à vontade é fundamental para conquistar um público fiel.

Além de um design atrativo, a sua estação de café também deve ser projetada para oferecer velocidade e eficiência de serviço. Assim, seus clientes não terão que suportar uma longa espera.

Montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado, pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. A demora também poderá irritar os seus clientes, o que também afetará o seu lucro.

 

5. TENHA BONS FORNECEDORES

Uma das etapas primordiais da estruturação de uma boa cafeteria é formar uma  boa rede de fornecedores. Isto vai desde a escolha da torrefação de café que você utilizará até decidir a empresa que será responsável por entregar e fazer a manutenção preventiva e corretiva dos seus equipamentos.

A qualidade dos equipamentos e da matéria prima utilizada impacta diretamente no café que será servido ao cliente. É preciso estudar bem os fornecedores para entender quem oferece o melhor custo-benefício, atendimento e assistência técnica.

 

6. ELABORAÇÃO DE CARDÁPIO

Em uma cafeteria não se vende só café, certo? Pois então! Você precisa investir também nesse aspecto e construir um cardápio atraente. Primeiro que café tem de vários tipos, origens, métodos, tamanhos – tenha um leque de opções.

Além disso, você vai precisar também oferecer produtos para compor seu ticket médio. Analise se é interessante para seu cliente um cardápio de salgados, doces e o que mais você achar que dá para acoplar ao seu negócio. Procure diversificar e inovar. Pense também em opções para aqueles que não são fãs do produto com cafeína, mas que gostariam de frequentar o espaço. Sucos naturais e chás costumam ser uma boa pedida.

É igualmente importante que cardápio seja simples e faça sentido para os novos clientes. Caso o nome de algum produto seja diferente ou pouco conhecido, tenha o cuidado de inserir uma breve explicação sobre ele. Caso contrário, o cliente acabará pedindo o item mais conhecido, “café comum”, e você não será capaz de desenvolver uma base de clientes que apreciam vários tipos de bebidas de café.

 

7. MONTE UMA BOA EQUIPE

Ninguém tem sucesso em seu negócio se não tiver rodeado de profissionais qualificados e que estejam empenhados na mesma causa: o sucesso do empreendimento.

O número e tipo de funcionários necessários par uma cafeteria depende muito da estrutura e demanda.

Contudo, ter um bom barista atrás do balcão é um fator decisivo para o sucesso do negócio. É a qualidade do serviço dele que vai ditar o andamento e o sucesso da sua cafeteria.

Além de dominar a técnica, é importante que seja uma pessoa atenciosa, que saiba conversar com os cliente. Também é fundamental que o profissional mantenha-se atualizado e atendo as tendências do segmento. Os clientes que aprecia bons café, geralmente gostam de conversar sobre o assunto e o barista tem que estar pronto para falar sobre o tema.

 

8. INVISTA EM DIVULGAÇÃO

Com tudo pronto, é hora de promover o seu café. Para estar na lista de cafeteria de sucesso, você precisa ter noção do quanto o Marketing é importante, pois fortalece a sua relação com o público e faz com que o seu negócio tenha sucesso.

Por isso, a dica é que desde o início você separe um dinheiro para contratar profissionais ou uma agência que seja especializada na elaboração de planos de divulgação. É algo necessário e que vai te ajudar a multiplicar o seu negócio.

Confira abaixo alguns pontos importantes:

  • Ter uma identidade visual bem definida;
  • Investir na presença online (site e mídias sociais);
  • Criar promoções e ações fidelização;
  • Participação de Eventos e Festivais

Mesmo com essas dicas, o sucesso não é garantido, mas é uma boa forma de começar a busca por esse!

 

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