Escolha uma Página

Beber café – mesmo descafeinado – pode proteger o seu fígado, revela um  novo estudo.

Pesquisadores examinaram os hábitos de café-bebendo de 27.793 pessoas que preencheram questionários de dieta em um estudo nacional de saúde grande, de 1999 a 2010. Os cientistas também monitorados os níveis sanguíneos de quatro enzimas que indicam a função do fígado. O estudo está online em Hepatologia.

Mais de 14 mil dos sujeitos beberam café. Depois de controlar idade, sexo, raça, escolaridade, tabagismo, consumo de álcool e outros fatores, os pesquisadores descobriram que, em comparação com pessoas que não bebiam café, aqueles que bebiam três xícaras por dia tinham 25 por cento menos probabilidade de ter níveis de enzimas hepáticas anormais . Entre os mais de 2.000 que bebeu apenas café descafeinado, os resultados foram semelhantes.

A razão para o efeito não é clara. “Há mais de mil compostos no café”, disse o principal autor da pesquisa, Qian Xiao, que trabalha no departamento de prevenção do câncer no Instituto Nacional do Câncer de Nova York.

Caso aqueles que não bebem café e queiram começar a fazê-lo? “Este é um estudo observacional e não foi concebido para determinar causa e efeito”, disse Xiao. “Assim, com base neste estudo, eu não iria fazer qualquer recomendação. Mas é a garantia de que o café descafeinado e não são prejudiciais ao funcionamento do fígado. ”

fonte: Coffee May Protect the Live

Related Post