Escolha uma Página

Saber qual é a próxima tendência que irá ganhar milhares de adeptos é, e sempre será, um grande desafio de percepção, visão e previsão do futuro. Tendências aparecem e somem na mesma velocidade e nosso cotidiano é moldado por elas, quer você queira ou não. Curitiba está vivendo um momento muito especial para os amantes do café e o “movimento cafeinado das araucárias” é uma tendência que veio pra ficar e conquistar novos e antigos adeptos do bom ato de beber café.

Os curitibanos já tiveram a oportunidade de acompanhar o início do disputado e qualificado mercado das cervejas especiais, que também somos destaque dentro e fora do Brasil, agora os curitibanos podem acompanhar o boom da propagação da cultura dos cafés especiais.

Todo mundo está falando da cena cafeinada curitibana: jornais, revistas e veículos de comunicação especializados. Para chegar no estágio atual, muitos profissionais do ramo batalharam para chegar onde estão. Temos excelentes e renomados baristas pela cidade e cafeterias sendo referência nacionalmente. Agora o foco é conquistar cada dia mais o público final, que assim como eu, não se considera um expert nas técnicas e na degustação, mas busca sempre tomar um café de qualidade, além de ser aberto para experimentar coisas novas. Essa é a razão do Movimento Drink Good Coffee e do 1º Festival Drink Good Coffee Curitiba, difundir a cultura do café e valorizar a cultura local.

festival-drink-good-coffee-banner

O interessante é que Curitiba tem força em diferentes setores que fazem parte do mercado de café. Além de baristas e cafeterias premiadas, comentado acima, temos empreendedores que criaram novos negócios no ramo e entusiastas que se juntam para difundir essa cultura.

Criado em Curitiba, o Moka Clube foi o primeiro clube de assinaturas de café do Brasil e atualmente é o maior desse ramo. Hugo Rocco, um dos fundadores, conta que após colocar o negócio pra funcionar, naturalmente cresceu o seu interesse por entender cada vez mais como funcionava todo o processo do café até chegar em nossas xícaras. Um apreciador e curioso que tinha um negócio de café, se tornou um estudioso com um negócio de café. O Movimento Drink Good Coffee surgiu por causa desse mesmo processo. É um caminho sem volta, após entender e ter contato com o mundo dos cafés especiais, a curiosidade só aumenta.

E o caminho para o mundo dos cafés especiais, pelo menos em Curitiba, pode ser feito de bicicleta em um tour por diversas cafeterias da cidade, outro negócio que surgiu por causa do forte interesse e da riqueza de explorar esse mercado. Criado pelo KuritBike, o Coffee Bike Tour passa por cafés curitibanos e em cada parada é feita uma degustação comentada, proporcionando aos coffee lovers o contato com pelo menos 4 tipos diferentes de cafés especiais. Essas iniciativas movimentam, literalmente, o movimento cafezeiro na cidade e propagam ainda mais o conhecimento.

Mas buscar novos conhecimentos não significa elitizar e glamourizar a cultura de tomar café especial, por isso queremos trocar ideias, experiências, buscar novidades, técnicas, estudos e assim propagar essa cultura tão rica e saborosa.

Desejamos bons cafés para todos e o 1º Festival Drink Good Coffee Curitiba é o resultado desse movimento curitibano cafeinado que não para de crescer! Sejam bem vindos!

Related Post