Escolha uma Página

Recentemente fiz uma viagem para Buenos Aires e pude conferir de perto como é a cena dos cafés especiais por lá – fiquei apenas uma semana, mas deu pra sentir que o mercado está bem movimentado.  Se você é daqueles que coloca cafetera no planejamento de viagem, está no post certo. Através da minha vivência, compartilho 4 cafés em Buenos Aires que não podem ficar de fora do roteiro da sua viagem.

As cafeterias citadas têm torrefação própria, oferecem exclusivamente cafés especiais e todas trabalham com os métodos Hario V60, French Press, Cold Drip, Clever, Sifão, Chemex, Aeropress, Kalita e Espresso.

Cafés em Buenos Aires para incluir no seu roteiro de viagem:

NEGRO. CUEVA DE CAFÉ

cafés em buenos aires - Negro Café
A Caverna de Café! Se tem um café que faz muito sucesso por lá é o Negro. Quando fiz uma pesquisa no Instagram pedindo dicas de café, essa cafeteria foi unanimidade. E eles sabem nos engajar em todos os momentos. Primeiro, fui impactado pelos conteúdos das redes sociais (Instagram e Spotify), depois, e principalmente, pela qualidade do café, das comidas e dos baristas. O Negro Café conquista!

Cafés em Buenos Aires - Negro Café

Lá eu experimentei meu primeiro café coado finalizado com gotas de tabasco. Algo muito simples de fazer e que traz uma sensação muito boa para a bebida. #Ficadica

Um drink que também indico é o Gran Siamés, assinado por um dos baristas da casa, Canaan Darpino, que por sinal é uma figura – sorrisão fácil e bom de papo. O Gran Siamés é feito com licor de café (Tia Maria), Vermouth (Punt e Mes) e espresso duplo. Batido em coqueteleira, é finalizado com uma rodela de laranja.

Cafés em Buenos Aires - Negro Café

Por escolha do destino, não consegui presenciar uma cena épica, pelo menos para mim!. Alguns dias depois que passei por lá, Tony Halk simplesmente fez uma visita à caverna!

Cafés em Buenos Aires - Negro Café

Endereços:

Rua Suipacha, 637 (Centro) |Rua Marcelo t. de Alvear, 1327 (Retiro) | Rua Tucumán, 790 (Tribunal)

Horários de Funcionamento:

Filial Centro e Retiro: Segunda – Sexta: das 08h30 às 19hs

Filial Tribunal: Segunda – Sexta: das 07h30 às 18hs

COFFEE TOWN

Cafés em Buenos Aires - Coffee Town

Primeiro café de Buenos Aires que apostou e defendeu a bandeira dos cafés especiais. Consegui almoçar no Coffee Town que fica dentro do Mercado de San Telmo. Para nós, turistas, a feira de domingo de San Telmo é roteiro obrigatório, e com uma cafeteria da terceira onda logo ao lado, o passeio ganha mais aromas. É uma mistura de cheiro de café, frutas, legumes, carnes e frutos do mar.

LEIA TAMBÉM:  10 Paradas Obrigatórias para os Amantes de Café em São Paulo

Cafés em Buenos Aires - Coffee Town

No cardápio tem café de 14 regiões: Bolívia, Brasil, Burundi, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Quênia, Ilha de Java, Ruanda, Etiópia, Sumatra, Índia, Iêmen, Papua Nova Guiné.

O mais difícil é escolher o que tomar. Com tanta variedade, o cardápio tem mais de 20 páginas. No Coffee Town tomei o Gesha, produzido na Fazenda Don Pachi – Panamá. Boatos que este grão, do produtor Francisco Serracin (Don Pachi), é o preferido do Imperador do Japão.

Cafés em Buenos Aires - Coffee Town

Endereços:

Rua Bolivar, 976, dentro do Mercado de San Telmo, San Telmo | Rua Libertad, 1260, Recoleta.

Horários de Funcionamento: Segunda – Domingo: das 08h às 21h

LAB TOSTADORES

Cafés em Buenos Aires - Lab Tostadores

O Lab Tostadores tem uma decoração incrível – clean, contemporânea e estilosa. Além de cafeteria, também dão cursos e promovem workshops para baristas e entusiastas. São muito respeitados pelo público local e pelos baristas de Buenos Aires. Pergunte para um barista uma indicação de café e com certeza o Lab Tostadores estará na lista.

Cafés em Buenos Aires - Lab Tostadores

Como sou viciado em espresso tônica, foi a opção que escolhi.

LEIA TAMBÉM:  O café e a Austrália, um caso de amor leva a sério

O Lab Tostadores oferece um sistema muito interessante para quem quer levar café em reuniões ou eventos. É o tal do Brew Box – com capacidade para 3 litros de café e uma embalagem térmica que mantém a temperatura por aproximadamente 2 horas.

Cafés em Buenos Aires - Lab Tostadores

Endereços:

Rua Humboldt, 1542, Palermo | Rua Echeverría, 1550, Belgrano.

Horários de Funcionamento: Segunda – Sexta: das 8h às 20hs | Sábado: das 10h às 20hs.

CAFÉ REGISTRADO

Cafés em Buenos Aires - Café Registrado

Para fechar com chave de ouro. Fui bem despretensiosamente conhecer o Café Registrado e a surpresa foi grande. Bom atendimento, boas opções para o almoço e jantar, muitas variedades de métodos e grãos. Sem contar a decoração e a arquitetura. Impressiona logo de cara.

Cafés em Buenos Aires - Café Registrado

Cafés em Buenos Aires - Café Registrado

Praticamente todos as cafeterias da terceira onda em Buenos Aires têm torrefação própria. No Café Registrado a máquina de torra é imponente. Atualmente oferecem 9 variedades de grãos.

Cafés em Buenos Aires - Café Registrado

Endereço:

Rua Costa Rica, 5901 – Esq. Ravignani (Palermo)

Horários de Funcionamento: Segunda: das 8 às 20hs | Terça – Domingo: das 8h à 0hs

Bom, esses são 4 cafés em Buenos Aires que indico e que consegui visitar na minha viagem curta de 1 semana. Em cada esquina de Buenos Aires é possível encontrar uma cafeteria que trabalha com cafés especiais. Isso me deixou muito animado para voltar e atualizar essa lista que já tem candidatos, explico agora:

No Negro Café conheci a Florencia Lico, criadora do Blog Turismo Cafetera. Óbvio que pedi indicações de cafés. Infelizmente não deu tempo de conhecer todos, mas nada mais justo do que compartilhar a lista completa com vocês. Além das 4 acima, a Florencia indicou:

Cafés em Buenos Aires – Bônus:

La Unión Café

Barrio Cafetero

All Saints

The Shelter

Felix Felicis

Lattente

 

Related Post