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A nutricionista Karin Honorato lista os benefícios do café. Cafeína estimula a adrenalina, deixando corpo mais alerta.

 

O café possui nutrientes que dão energia ao organismo, segundo a nutricionista Karin Honorato. Nesta coluna, ela lista os benefícios da bebida.

De acordo com a especialista, o café é rico em nutrientes como fósforo, que dá mais energia ao corpo. “Também possui manganês e magnésio, responsáveis por várias enzimas nas células”, destaca.

A nutricionista conta ainda que a bebida possui vitaminas do complexo B, que fazem com que o sistema nervoso tenha mais equilíbrio. “[O café] tem vários tipos de ácidos orgânicos, com funções antioxidantes, que protegem o organismo contra várias doenças”, afirma.

Uma das principais funções da cafeína, conforme Karin Honorato, é inibir a adenosina, uma substância responsável pelo sono. “A cafeína estimula a adrenalina. E por isso a gente fica mais alerta, com mais foco, e até mais concentração”.

Segundo a nutricionista, a cafeína também tem benefícios para quem pratica exercícios. “Ela tem uma ação termogênica, melhorando a performance”, conta.

O recomendado é não ultrapassar quatro xícaras de 50 ml ao dia. “O excesso de café pode ter uma ação diurética, e eliminar do nosso organismo vitaminas e minerais importantes, principalmente eliminar o cálcio, e prejudicar a saúde dos ossos”.

De acordo com Karin, apesar de o café ter a sua função estimulante, é preciso ter cuidado. “Algumas pessoas gostam de tomar aquele cafezinho o dia todo, e isso pode acabar aumentando o cortisol, que é o hormônio do estresse. O cortisol elevado vai prejudicar a qualidade do sono e pode atrapalhar as pessoas que querem perder aqueles quilinhos indesejados”, alerta a especialista.

A nutricionista destaca que pessoas com alterações gástricas como gastrite e úlcera devem ter cuidados com consumo, porque o café aumenta a produção de ácido clorídrico. Quem tem tendência em ter níveis de colesterol alto também deve ficar atento. “O café possui uma substância que se chama terpenóide, que pode aumentar ainda mais os níveis de colesterol”, conta.

Por fim, Karin Honorato afirma que o ideal é não adoçar o café. “Tente consumir puro, para que você possa curtir o sabor e os benefícios da bebida”, finaliza.

Fonte: g1.globo.com

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