Escolha uma Página

Todos nós amamos tomar um bom café, mas as vezes acabamos cometendo alguns erros básicos que comprometem o resultado final do nosso preparo. Abaixo estão quatro erros comuns que se forem corrigidos de uma vez por todas, com certeza irão lhe proporcionar momentos muito mais saborosos e aromáticos, elevando o nível de qualidade na sua xícara.

1 – Armazenar grãos de café na geladeira

Um grande MITO a ser derrubado!!! Manter o grão de café na geladeira ou no congelador não ajuda a mantê-lo fresco. Eles tem abertura e acabam absorvendo a umidade e o cheiro de outros alimentos. A melhor maneira de armazenar grãos de café, é coloca-los em um recipiente hermeticamente fechado e deixá-lo em local seco e temperatura ambiente.

Coffee-Airtight-Container

Guarde seu café em local seco e arejado.

2 – Comprar grãos pré moídos

Tá bom, não vamos considerar um completo erro. Principalmente pelas condições do brasileiro em poder comprar café em grãos. Um pouco mais difícil, mas não impossível. Por se tratar de um produto de qualidade, é normalmente mais caro que o café de prateleira e é preciso ter um moedor de café em casa. Mas, vale lembra que mesmo que você compre um café de qualidade e peça para moer antes de você levar pra casa, você estará perdendo muito dos aromas e sabores na hora do preparo, pois os café moídos perdem o frescor rapidamente. O ideal é comprar os grãos e moer na do preparo. Isso faz uma grande diferença.

Acredite, café moído na hora faz uma grande diferença.

Acredite, café moído na hora faz uma grande diferença.

3 – Usar água fervente

Quando você usa água fervendo (borbulhando mesmo) para preparar o café, automaticamente ela vai “queimar” seu café,  extraindo amargor e acidez do pó. Para o preparo, a temperatura ideal é de 93°C a 98. Uma dica bacana é deixar a água ferver e aguardar cerca de 1 minuto para começar a passar seu café.

Use de preferencia água mineral ou filtrada.

Use de preferencia água mineral ou filtrada.

4 – Usar café demais ou de menos

A relação ideal para não ter erro de deixar muito forte ou muito fraco é de 1/10, ou seja, 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água.

Vale a pena investir num medidor ou até mesmo uma balança.

Vale a pena investir num medidor ou até mesmo uma balança.

5 – Deixar o café na garrafa térmica por horas

O café é uma bebida para ser consumida logo após o preparo. Passados 20 minutos, o café preparado começa seu processo de oxidação. Quando armazenado na garrafa térmica, o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois de pronto. É importante lembrar que a higienização da garrafa deve ser frequente e utilizar água fervente.

Café bom é café fresco

Café bom é café fresco

 

Curtiu? Então que tal praticar e tomar um bom café?

Related Post