Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/9/2f/47/drinkgoodcoffee/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5837
Escolha uma Página

O Brasil vive um momento em que o café ganha uma nova conotação, sendo redescoberto e apreciado como bebida especial. Basta notar o número de torrefações artesanais e cafeterias que seguem a linha da “3ª Onda do café”, onde a a qualidade e origem do café, grau de torra são muito importantes.

Mas se você é um desses apaixonados por café (assim como nós do movimento Drink Good Coffee), que não se contenta somente com os ótimos café  que toma nas cafeterias, vamos passar algumas dicas que certamente irão elevar a sua experiência de preparo de café em casa.

Como preparar café em casa feito um profissional?

O Café

café em grao e moido

Para começar, fuja do nosso velho amigo “Extra Forte” das prateleiras do mercado. Escolha café em grãos, 100% Arábica e fique atento com a data da torra. Você pode comprar em empórios especializados em cafés especiais, em algumas cafeterias ou até mesmo comprar cafés online, de microtorrefações que entregam  na sua casa.

Procure observar a região produtora ou até mesmo a fazenda produtora. Quanto maior for essa preocupação com a origem do café e o cuidado com a torra, melhor será o resultado final na sua xícara.

Dicas de Torrefações:

 

True Coffee Inc.

A True Coffee Inc. é uma torrefação artesanal de São Paulo, que busca fazer parcerias com pequenos produtores de diversas regiões produtoras do Brasil, privilegiando a negociação direta, com o objetivo pular a etapa dos atravessadores, podendo assim oferecer uma remuneração mais justa para o produtor.

Comprar

 


 

Moedor

 

Moer o café antes do preparo faz uma grande diferença. Fazendo isso, você preserva os aromas que o café libera logo após a moagem, além de previnir a oxidação devido o contato com o ar. Para cada forma de preparo de café, existe um padrão de preparo ideal. As classificações usuais são moagem fina, média e grossa.

Por isso um moedor é um ótimo investimento para elevar a sua experiência de preparo de café em casa. Eles podem ser elétricos, como Baratza Encore que tem 40 indicadores de moagem, bem preciso para um moedor caseiro ou manual, como o Porlex Mini ou Hario Slim, ambos tem com ajuste de moagem.

Dicas de Moedores:

 

Elétrico:

 

Semi-profissional:

Com este moedor, basta selecionar o grau de moagem e o número de xícaras desejadas e pronto. Por ter 18 níveis de moagem é ideal para qualquer tipo de espessura (coado, espresso, cafeteira italiana ou prensa francesa). Além disso, tem capacidade para 250g de grãos, o que lhe garante até 18 doses de café por vez. O equipamento é robusto e prático.

 

Comprar

 


Básico:

Este é um dos modelos mais básicos de moedor automático. Tem capacidade de aproximadamente 1 xícara de chá de grãos de café (70g). Uma desvantagem deste moedor é que ele não possui regulagem de granulometria, e, portanto, a espessura é definida pelo tempo de moagem, que pode variar de 10 segundos a 1 minuto dependendo do resultado esperado. Ainda assim, é uma ótima opção para quem deseja moer o seu próprio café.

 

Comprar


Manual

O moedor de café manual, como o próprio nome sugere, não utiliza energia elétrica e necessita da força de seus braços para realizar todo o processo. Os grãos são moídos ao girar de uma manivela. Além de ser a opção mais barata, cria toda uma atmosfera especial, pois antes de o café ser levado à mesa o ambiente é tomado pelo aroma dos grãos.

 

 

Comprar

Método de Preparo

médodos de preparo

Podemos citar facilmente mais de 10 maneiras de preparar um bom café. Ele pode ser obtido através de tradicional Melitta, coador de pano, Moka (cafeteira italiana), Hario V60, Chemex, Kalita, Aeropress, Clever, Cold Brew, Handspresso, Ibrik, prensa francesa entre outros.

Cada tipo de extração faz com que os sabores e aromas da bebida variem.

Temos certeza que se você realmente gosta de café, possui mais de um método de preparo em casa.

Dicas de Métodos de Preparo

Hario V60

O Pour Over Kit V60 reúne os principais equipamentos para uma boa extração de cafés coados.Hario é uma marca japonesa que produz diversos equipamentos para café. O Hario V60 é seu famoso design exclusivo de coador.As linhas em espiral em seu interior conduzem a água através do café de uma maneira de um coador tradicional e a abertura grande na sua base faz com que o fluxo da água ocorra em um ritmo mais acelerado. Apesar de parecerem detalhes, estas características resultam em uma bebida surpreendente, com doçura e acidez acentuadas.

Kit contém:1 Jarra VCS-02B de 700 ml1 Pacote com 100 unidades de filtro V60-02 Branco1 V60-02 de acrílico Transparente1 Colher de medida V60

 

Comprar

 


Chemex

A Chemex® surgiu em 1942, quando o Dr. Peter Schlumbohn projetou uma peça inovadora, um recipiente em formato de ampulheta, feito em vidro de alta qualidade, e muito resistente ao calor.

Após 70 anos de vida, o icônico Chemex CoffeMaker® manteve-se inalterado e até hoje, destacando-se pela mistura perfeita de design e função e é referencia em museus e exposições no mundo todo, como Corning New York Museum of Glass e foi selecionado pelo Instituto de Tecnologia de Illinois como uma das 100 melhores peças projetadas dos tempos modernos.

Com a missão de oferecer os melhores equipamentos para realização de cafés filtrados especiais, a Chemex® oferece uma linha de produtos com altíssima qualidade, tecnologia, resultando numa nova experiência em sabor para seu café.

 

Comprar

 


Aeropress

Um novo conceito para preparar uma bebida milenar vem conquistando consumidores de café mundo afora. A Aeropress, criada em 2005 por Alan Adler – um inventor de brinquedos na Califórnia (EUA) –, com seus cerca de 29 cm de altura e quase 500 g, tem se mostrado robusta o suficiente para trabalhar os mais finos grãos.

Composta por sete peças (base, porta-filtro, êmbolo, funil, armazenador de filtro extra, dosador, mexedor) produzidas com três diferentes tipos de material (poliéster, polipropileno e elastômero termoplástico – todos aprovados para uso em contato com alimento), a pequena máquina seduz pela praticidade e rapidez com que faz uma xícara de café e impressiona pela qualidade da bebida.

O resultado é a textura de um café coado com a complexidade de sabores e aromas de um espresso. Isso porque o aparelho extrai as propriedades do pó por pressão de ar, quebrando sólidos que só a água pressurizada permite, mantendo os óleos essenciais do café. Pelo formato e funcionamento, a Aeropress lembra a vizinha french press. Mas só lembra, pois o processo e o resultado da bebida são completamente diferentes.

Comprar

Chaleira

chaleira hario

Parece besteira, mas uma chaleira de bico (Gooseneck kettle) ajuda a dosar o fluxo de água com mais precisão, evitando assim derramar com a força e quantidade exagerada. Existem opções para o fogão ou elétrica como as da Bonavita e  Hario. Por se tratar de produtos importados, são um pouco difíceis de serem encontradas.

Dicas de Chaleiras:

Hario Buono Gooseneck

A Chaleira Hario Buono foi projetada para usar em conjunto com os coadores Hario e extrair o melhor dos cafés Premium.

Possui bico fino para ajudar na adição correta da água quente, pegador da tampa achatado para facilitar o manuseio e pode ser levado ao fogão a gás ou elétrico.

 

Comprar

 


Chaleira Elétrica

Capaz de ferver mais de um litro de água em apenas quatro minutos, a chaleira elétrica é fruto do desenvolvimento da tecnologia. Possui uma resistência elétrica na parte inferior que aquece a água rapidamente e logo em seguida desliga sozinha para poupar energia. Se mantidas na tomada, mantêm a temperatura estável, evitando a perda de calor.

 

Comprar

Balança

balanca-acaia

Um dos “grandes segredos” na arte de preparar um bom café, é saber dosar a quantia certa de pó. Cada método de preparo tem uma receita que pode variar conforme o gosto pessoal. Por exemplo: Uma receita de Aeropress pode ter de 17g a 20g de café para 250ml água. Assim que você encontra a medida exata para o seu café perfeito, poderá replicar facilmente com a ajuda de uma balança.

Isso é levado tão a serio por alguns entusiastas do café, que investem um valor considerável para ter o auxilio da balança Acaia, que por meio de um aplicativo exclusivo, monitora o peso, tempo e o fluxo de água do preparo de café.

Dicas de Balanças:

Balança Digital Hario Drip Station V60
A Balança Digital Hario Drip Station V60 é perfeita para você que não deixa nenhum detalhe de fora! Com ela, você poderá de forma simples e prática preparar o café com o balanço exato entre água e café, ajustar e corrigir tais proporções, e é claro, terá à disposição um cronômetro para marcar o tempo da filtragem e sempre finalizar a extração no tempo correto.

A Balança Digital Drip Station é compatível com o suporte para coador Hario V60 Drip Station.

 

Comprar

 Veja também: 

Related Post