Escolha uma Página

O Brasil vive um momento em que o café ganha uma nova conotação, sendo redescoberto e apreciado como bebida especial. Basta notar o número de torrefações artesanais e cafeterias que seguem a linha da “3ª Onda do café”, onde a a qualidade e origem do café, grau de torra são muito importantes.

Mas se você é um desses apaixonados por café (assim como nós do movimento Drink Good Coffee), que não se contenta somente com os ótimos café  que toma nas cafeterias, vamos passar algumas dicas que certamente irão elevar a sua experiência de preparo de café em casa.

Como preparar café em casa feito um profissional?

O Café

café em grao e moido

Para começar, fuja do nosso velho amigo “Extra Forte” das prateleiras do mercado. Escolha café em grãos, 100% Arábica e fique atento com a data da torra. Você pode comprar em empórios especializados em cafés especiais, em algumas cafeterias ou até mesmo fazer parte de algum clube de assinatura de cafés, que entregam mensalmente na sua casa.

Procure observar a região produtora ou até mesmo a fazenda produtora. Quanto maior for essa preocupação com a origem do café e o cuidado com a torra, melhor será o resultado final na sua xícara.

Moedor

porlex mini

Moer o café antes do preparo faz uma grande diferença. Fazendo isso, você preserva os aromas que o café libera logo após a moagem, além de previnir a oxidação devido o contato com o ar. Para cada forma de preparo de café, existe um padrão de preparo ideal. As classificações usuais são moagem fina, média e grossa.

Por isso um moedor é um ótimo investimento para elevar a sua experiência de preparo de café em casa. Eles podem ser elétricos, como Baratza Encore que tem 40 indicadores de moagem, bem preciso para um moedor caseiro ou manual, como o Porlex Mini ou Hario Slim, ambos tem com ajuste de moagem.

Método de Preparo

médodos de preparo

Podemos citar facilmente mais de 10 maneiras de preparar um bom café. Ele pode ser obtido através de tradicional Melitta, coador de pano, Moka (cafeteira italiana), Hario V60ChemexKalitaAeropress, Clever, Cold Brew, Handspresso, Ibrik, prensa francesa entre outros.

Cada tipo de extração faz com que os sabores e aromas da bebida variem.

Temos certeza que se você realmente gosta de café, possui mais de um método de preparo em casa.

Chaleira

chaleira hario

Parece besteira, mas uma chaleira de bico (Gooseneck kettle) ajuda a dosar o fluxo de água com mais precisão, evitando assim derramar com a força e quantidade exagerada. Existem opções para o fogão ou elétrica como as da Bonavita e  Hario. Por se tratar de produtos importados, são um pouco difíceis de serem encontradas.

Balança

balanca-acaia

Um dos “grandes segredos” na arte de preparar um bom café, é saber dosar a quantia certa de pó. Cada método de preparo tem uma receita que pode variar conforme o gosto pessoal. Por exemplo: Uma receita de Aeropress pode ter de 17g a 20g de café para 250ml água. Assim que você encontra a medida exata para o seu café perfeito, poderá replicar facilmente com a ajuda de uma balança.

Isso é levado tão a serio por alguns entusiastas do café, que investem um valor considerável para ter o auxilio da balança Acaia, que por meio de um aplicativo exclusivo, monitora o peso, tempo e o fluxo de água do preparo de café.

 

Related Post