Escolha uma Página

Ele participou da mesa dos maiores intelectuais do mundo, já foi santificado e demonizado por líderes religiosos e motivo de separação entre casais. Conheça o café, produto indispensável à mesa de praticamente todo brasileiro.

Então pegue sua xícara de café e vejamos algumas curiosidades sobre o Ouro Preto do Brasil.

1- O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

2- Seu cultivo ocorre em países quentes da America, Ásia e África.

3- A origem da palavra café produz algumas divergências. Alguns historiadores acreditam que tenha surgido de Kaffa, suposto local de origem da planta, outros sustentam que o termo provém da palavra árabe qahwa  que significa vinho.

4- Trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

5- Seu nome cientifico é Coffea Arabica.

6- Foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia. Sendo a primeira referencia sobre seu uso comestível datado de 575 nos manuscritos do Iêmen que falam acerca da lenda de Kaldi, onde um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.

7- Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. Seu suco também poderia ser fermentado para ser transformado em bebida alcoólica.

8- O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divorcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota especifica do produto.

9- Chegou a ser proibido em Meca pelo governado Khair Begem 1511, Murad III (1574-1595) e pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou “bebida do diabo”. A igreja católica também o demonizou por ser oriundo do lado pagão do mundo, o Oriente.

10- Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã…é serio, de verdade!

11- As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.

12- O café tornou-se requinte nas mesas palacianas após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado Luís XIV rei da França com grãos de café.

13- O café no Brasil era servido com bolos de fubá, broinhas, polvilho ou bolinhos de tapiocas.

14- No inicio o tradicional café com leite e pão com manteiga era garantido apenas para quem tinha grana suficiente para pagar o auto preço do trigo e da manteiga.

15- Desde sua origem, no Oriente, sempre existiram casas especializadas em servir a bebida.

16- O café que chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica que pertenciam à França. Segundo a tradição, o produto foi contrabandeado pelo português Franscisco de Mello Palheta que seduziu a esposa do governador da ilha com intuito de conquistar o produto.

17- O termo “café-com-leite” é geralmente aplicado para algo – ou alguém – sem importância ou que não influencia em nada. O termo é bastante antigo. Alguns acreditam que tenha surgido ainda no Brasil colônia para definir os mulatos, meio negros, meio brancos.

18- O termo “Café-com-leite” assumiu importância entre os historiadores para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico – 1894 e 1930 – quando as elites  produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.

19- Desde sua origem o café sempre esteve associado a requinte, urbanização e intelectualidade.

20- Alguns historiadores apontam que o café atrasou a industrialização no Brasil. Outros pensam que o capital adquirido com o café foi fundamental para impulsionar a industrialização.

21- Getulio chegou a ordenar a queima de 80 milhões de sacas de café em função da crise de 1929.

22- O café expresso foi criado em 1906 por George Washington…mas calma, não se trata do presidente do EUA. Este George era um empresário da Guatemala.

23- Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.

24- Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

25- Baristas são profissionais especializados na preparação de café.

26- A palavra “Cappucino” surgiu no século XVI estando associado a Ordem dos Capuchinhos, reconhecidos por seus capuzes ou Capuccinos , em italiano.

27-  Cafemancia é a adivinhação do futuro através das borras de café.

28- Existem muitas formas de preparar Café. No Japão ele é servido gelado. Na frança, misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch,um tipo de licor.

29-  Existem muitas pesquisas sobre os benefícios e maléficos do café. Alguns cientistas propõem que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxilia o coração, diminui a chance de adquirir Mal de Alzheimer e reduziria o nível de açúcar no sangue. Seu exagero, no entanto, provocar taquicardia, agrava lesões no  aparelho digestivo, interfere na absorção de cálcio, escurece os dentes, e provoca insônia. A cafeína também aumenta o poder de anestésicos como aspirina e paracetamol.

30- A cafeína pode ser encontrada em outros produtos além do café. Para você ter uma idéia 240 ml de Café possui de 104 a 192 mg de cafeína, enquanto que a mesma dosagem de energético e chá gelado possuem 70 a 85 mg e 9 a 50 mg respectivamente. Enquanto que 200 ml de Coca Cola, por exemplo, possui 19 mg de cafeína.

Related Post