Escolha uma Página

São Paulo vai receber, no dia 7 de março, o 1º Campeonato Brasileiro de Aeropress, instrumento que parece uma seringa gigante e dá origem na xícara a um café com textura encorpada e complexidades de aroma e sabor similares às do coado.

O evento, credenciado pela World Aeropress Championship, entidade internacional que valida torneios regionais pelo mundo, é promovido aqui pela FAF (Fazenda Ambiental Fortaleza), que cultiva grãos em Mococa (SP), em parceria com a mestre de torra Isabela Raposeiras (Coffee Lab) e Eystein Veflingstad, barista campeão de Aeropress na Noruega em 2014.

A ideia dos organizadores é colocar o Brasil no circuito mundial da categoria e chamar a atenção no país para esse sistema de filtragem pela pressurização da água.

Na competição, aberta a baristas de todo o país, as preparações serão avaliadas às cegas por Felipe Croce, da FAF, Raposeiras e Eystein.

Além de levar para casa uma Aeropress, o vencedor ganhará uma passagem para Seattle, nos EUA, onde irá representar o país no campeonato mundial, que ocorrerá em abril, durante a feira da Specialty Coffee Association of America (a associação de cafés especiais de lá).

“Queremos nos conectar com profissionais do mundo todo porque isso vai estimular ainda mais cultura dos cafés especiais no Brasil”, diz Croce. As inscrições só poderão ser feitas no dia 23 de fevereiro pelo e-mail aero pressbr2015@gmail.com, a partir das 10h.

Campeonato brasileiro de Aeropress

 

Fonte: Caderno Comida – Folha de São Paulo

Related Post