Escolha uma Página

Começo este post dizendo: Já não cabe nos dedos das mão o número de lugares que oferecem café de qualidade em São Paulo.

É isso mesmo!

Pouco mais de um ano atrás eu compartilhei com vocês o post “10 paradas obrigatórias para os amantes de café em São Paulo”, que é até hoje o post mais acessado aqui no Blog. Fiquei muito contente ao saber que muitas pessoas fizeram uma maratona cafeinada para visitá-las.

De lá para cá, tive o prazer de conhecer muitos outros lugares, que até poderia escrever um Guia. Mas como a brincadeira é fazer uma lista Top 10, confira abaixo os uma nova lista de lugares que merecem ser visitados!

Se ainda não foi, vá! E quem quiser acompanhar minhas andanças cafeinadas por aí, siga a @cafeinação.

Ps. As fotos são das contas do instagram de cada cafeteria. Clique para acessar as informações de endereço e horário de atendimento.

Béni Café

Diferente de outras cafeterias do bairro do Bom Retiro, o  Béni Café foge do padrão de café, pois é ao mesmo tempo uma confeitaria e cafeteria que cafés da manhã.
Os clientes se sentem em uma cafeteria com o estilo de Nova York, com o clima aconchegante e agradável. Béni em francês significa Abençoado, o casal de donos acreditam terem sido abençoados com a oportunidade que surgiu de abrirem uma casa com o estilo deles, oferecendo aos clientes cafés de qualidade e uma confeitaria caseira de bom gosto.

Clemente Café

Há pouco tempo funcionando na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, o Clemente Café conta com um ambiente de sete metros quadrados e dois bancos do lado de fora. Tudo lá dentro é preparado pessoalmente por Tatiana Rocha, que abandonou a carreira em um grande banco para se dedicar à paixão pelo café, que começou como hobby há dois anos.

A casa também tem atraído os “Coffee Geeks”, como tem ficado conhecidos os aficionados que não hesitam em atravessar a cidade em busca de boas novidades cafeinadas.

Coa Café

Tive o prazer de conhecer o Coa Café no dia da sua inauguração, a convite de uma amiga, a Barista Natália Ramos. Criado há pouco mais de um ano pelo arquiteto Heitor Fontes e pela administradora Clara de Miranda. Num espaço modular instalado na entrada de uma loja na rua da Consolação, nos Jardins, eles servem pessoalmente a bebida usando coadores como V60 e Aeropress. A cada sexta-feira, apresentam uma variedade diferente de café.

Uma foto publicada por Coa Café (@coacafe) em

Cupping Café

A ideia do local é reduzir a distância do cliente em relação aos métodos de extração da bebida. A ideia do proprietário Gabriel Penteado foi montar uma cafeteria onde os clientes possam tomar só um expresso, mas também ver expostas várias opções de métodos e os painéis mostrando a origem dos  cafés da casa.

Isso é Café

A cafeteria instalada no Mirante 9 de Julho, na região da Avenida Paulista, representa a marca Isso é Café, cujos grãos são produzidos pela Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF), em Mococa, SP, e parceiros. Além do be um bom Espresso, podem ser degustados por meio de diferentes tipos de cafés enquantos e observa o vaivém da Avenida 9 de Julho, como o cold brew, extraído lentamente a frio e servido em copo baixo com gelo.

Uma nova unidade foi inaugurada na Vila Madalena, no Beco do Batman para ser mais exato.

Musette Café

Imagine uma bolsa cheia de comidinhas deliciosas para melhorar seu dia. Agora imagine que tudo dentro dessa bolsa foi feito para você com o maior carinho. Pois é, o Musette Café surgiu com o intuito de ser essa bolsa incrível, mas em formato de cafeteria: tudo foi cuidadosamente criado para te receber bem e sem desrespeitar o meio ambiente. Nesta casinha especialconsumo consciente é valorizado, os produtos artesanais são priorizados e um ambiente colaborativo é estimulado por meio do universo da bicicleta.

We believe in great things. Great coffee. Great people. Great moments.

Uma foto publicada por Musette Cafe SP (@musettecafesp) em

Nano Cafés Especiais

O Nano Cafés Especiais é um coffee truck, com nome inspirado na cultura dos microlotes, uma denominação dada a pequenas quantidades de grãos de café especial dotados de características únicas., que nasceu pelo desejo de “juntar a fome com a vontade de comer“, literalmente. Robinson Takeshi Kimura e Lívia Fattori Scudeller se uniram pelo design e decidiram juntos trilhar um novo caminho cheio de aromas e doçuras. O slogan é: café e comidinhas de qualidade a preços acessíveis!

Depois de algumas incursões por eventos, a dupla estacionou de vez no Cake Design & Food Market, na rua Girassol, Vila Madalena, onde a operação de dois metros quadrados ganhou um salão com direito a jardim e pôr do sol.

Uma nova unidade foi inaugurada no bairro do Bixiga.

Octávio Café

Com um ambiente arquitetônico moderno e que chama a atenção, o Octávio Café proporciona a seus clientes um espaço interativo, criado para agradar a todos os sentidos. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, região nobre de São Paulo, a casa é uma ótima opção para apreciar bons cafés assim como um local interessante para reuniões de negócios.

Considerada a maior cafeteria da América Latina, é um lugar especial, cujo ambiente proporciona a possibilidade de se vivenciar uma experiência única.

Soul Café

O Soul Café fica numa galeria da rua Augusta, a poucos metros da Av. Paulista. É um negócio  tocado pelos próprios donos, os baristas Talita dos Reis e Davi dos Reis, cunhados, que ainda tem como sócio Vitor dos Reis, marido de Talita.

Além de uma boa xícara de café espresso, você também pode experimentar outros tipos de extração, como prensa francesa, aeropress e hario  e deliciosos lanches e bolos.

Um Coffee Co.

Localizado no bairro do Bom Retiro,  o Um Coffee Co é tocada por uma família de origem sul-coreana. Em 2006, o clã Um começou um negócio de exportação de café e há cinco anos administra a própria fazenda na cidade mineira de Campanha. É de lá que vem boa parte dos grãos usados em diferentes métodos de filtragem, como o japonês Kalita  — repare na precisão dos baristas, que se valem até de balança e cronômetro para extrair a melhor bebida. O brunch é servido a qualquer hora e leva à mesa fatias de pão e de bolo, além de geleia, salmão defumado, ovo, iogurte com granola e, é claro, um bom café.

Uma nova unidade foi inaugurada no bairro do Itaim.

Post atualizado em jul/2017, devido ao encerramento das atividades de algumas cafeterias e abertura de outras.

Veja também:

“10 paradas obrigatórias para os amantes de café em São Paulo – Parte 1”

Related Post