Escolha uma Página

O Instagram é um ótimo aliado para angariar novos clientes e estabelecer um relacionamento com as pessoas que curtem e visitam as cafeterias. O algoritmo do Instagram tem a mesma lógica do Facebook, nem todos os seus seguidores vão receber a foto postada e para “burlar” esse sistema, as fotos precisam ser engajadoras, bonitas e instigantes. Quanto mais pessoas curtindo e interagindo, os robôs entendem que o conteúdo é relevante e irão mostrar para mais pessoas.

Manter um perfil ativo e com ótimo conteúdo, além de deixar o seu perfil mais profissional, trará retorno e visibilidade. Mas, na correria do dia a dia, as vezes fica difícil conseguir ter um cuidado especial com o perfil do Instagram, ainda mais se a cafeteria não tem uma equipe especializada cuidando da conta. Se esse for o seu caso, tenho 10 dicas para Bombar o Instagram da Sua Cafeteria.

1 – POSTE FOTOS COM QUALIDADE

dicas-instagram-cafeteria-2

Pode parecer básico, mas a primeira coisa que temos que colocar na cabeça é que o Instagram é uma rede social de fotografia, ou seja, para fazer sucesso é fundamental ter boas fotos, em alta qualidade. Não adianta, mesmo com os smartphones com ótimas câmeras, nada substitui a qualidade das fotos feitas com câmeras profissionais. Junte uma grana, peça emprestado para um amigo ou contrate um fotógrafo para fazer as imagens. Você verá a diferença de qualidade imediatamente, e a consequência: mais likes nas suas postagens.

2 – PENSE NO FEED COMO UM CARDÁPIO
dicas-instagram-cafeteria-4

Não poste algo só por postar. Pense que a pessoa que não conhece sua cafeteria pessoalmente, mas entra no seu perfil, precisa ter vontade, água na boca, para sair de casa e visitar seu estabelecimento. A visão é o principal sentido responsável pela nossa decisão de compra. Fotos de doces, café saindo fumacinha, salgados apetitosos, use o cardápio a seu favor, você tem material de sobra.

3 – UTILIZE HASHTAGS RELEVANTES

O Instagram permite usar 30 hashtags por foto, não tenha medo de usar todas elas. A estratégia correta é escolher hasthtags relevantes para cada foto. Opte por hashtags que tenham a ver com a postagem, quanto mais específicas, o Instagram lhe premiará dando mais relevância.  Tire da sua lista #TrocoLikes, #FollowMe, etc.

4 – CRIE UMA HASHTAG CONCEITO

Além da “#nomedaminhacafeteria”, pense em uma hashtag que traga o conceito da sua cafeteria. O que você acredita, qual é o objetivo do seu trabalho, a tão falada “missão da empresa”. Pode parecer algo batido, mas os clientes adoram compartilhar uma foto com uma campanha que tenha algum propósito.

5 – IDENTIFIQUE OS MELHORES HORÁRIOS

Faça testes durante algumas semanas, e poste fotos em diferentes horários. No geral, 17h é o horário de pico do Instagram, mas cada caso é um caso. No ramo do café, postar fotos de manhã cedo, um pouco antes ou um pouco depois do almoço (12h-13h), também são bons horários. Identifique os seus melhores horários para cada dia da semana e poste regularmente. É natural as pessoas olharem o Instagram antes de sairem de casa ou quando a hora do almoço e o fim de expediente está chegando. Pense como consumidor e crie postagens que sejam interessantes para cada momento. Atenção: 1 foto por dia está mais do que bom.

6 – TENHA UM FILTRO PRÓPRIO

@LAPETITENOOB

@LAPETINENOOB

A grande diferença de um Instagram bom, para um Instagram meia boca, é a identidade visual. As blogueiras sabem usar esse detalhe muito bem. É importante ter uma linguagem visual própria e os filtros servem para isso.  Se a sua cafeteria combina com tons mais neutros, pasteis, contrastantes, opte por 1 filtro que traga esse visual. O app VsCo é ótimo para você decidir tudo isso – leia mais abaixo!

7 – INTERAJA COM AS PESSOAS

Um dos grandes erros das cafeterias que estão no Instagram, e das marcas em geral, é não interagir com as pessoas. O Instagram é uma rede social, e como toda rede social, foi feita para conversar, conhecer coisas novas e se relacionar. Quando alguém comenta na sua foto, agradeça, mantenha uma conversa. Sinceramente, um perfil que tem 10 mil seguidores e segue 4 pessoas, por exemplo, é puro sucesso, mas para mim, mostra que ele não faz questão nenhuma de estabelecer contato com os consumidores.

8 – ABUSE DE REFERÊNCIAS
dicas-instagram-cafeteria-5

Se você não tem uma formação ou um contato grande com fotografia e design, trabalhe o seu olhar e veja muitas marcas, muitas fotos boas e inspiradoras. Com o tempo, no momento em que for produzir alguma foto, terá boas referências na memória. O Pinterest é o melhor lugar para ter inspirações de fotos, ângulos, temas. Divirta-se!

9 – NÃO TENHA MEDO DE INVESTIR EM PROFISSIONAIS

Marketing não é gasto, é investimento. Se a sua cafeteria já obteve o ponto de equilíbrio e está gerando lucro, pense com carinho em contratar um profissional especializado para cuidar do seu perfil. O mercado é competitivo, todo momento surge um concorrente para você ficar de olho e um bom trabalho de marketing ajuda a conquistar mais fãs. Agora, nada de  contratar o filho do amigo, o sobrinho, se não forem realmente experiente na área. Ai sim você estará jogando dinheiro fora.

10 – DICA BÔNUS – APPS PARA BAIXAR:

Phonto: Para produzir artes com textos/frases.
VSCO: Para definir o seu filtro próprio. Ele disponibiliza famílias de filtros, alguns gratuitos e outros pagos, com diversas opções, para todos os gostos.  Após definir qual usar, sempre tire uma foto e aplique o filtro escolhido via VSCO. O Instagram também tem boas opções, mas o VSCO tem os melhores e os mais bonitos. ATENÇÃO: Pegue leve nos contrastes, saturação, nitidez, pois se abusar, fica muito falso/forçado.
SNUG: Ótimo para criar um feed engajador. Ele serve para testarmos como cada foto fica em determinada posição. Bom para pensar nas paletas de cores, mosaicos, e ordem de cada foto.
INSTAMIZER: Ele não é um aplicativo, mas é a melhor plataforma para programar postagens no Instagram.

Se tiver dúvidas, sinta-se a vontade para perguntar aqui nos comentários. Será um prazer ajudar. =)

Related Post